Danças de carácter e demi-carácter
Fruto das tradições folclóricas húngara, ucraniana e russa – e também de algumas da raça cigana, a dança de carácter constituiu-se numa forma de arte teatral cuja criação assenta não só nos fundamentos folclóricos dos citados países como foi sendo “esculpida” nas academias de bailado clássico, tornando-se uma disciplina própria, com uma técnica rigorosa que rapidamente se popularizou entre os mestres russos.
Marius Petipa desenvolveu grande parte do seu trabalho na Rússia, onde estudou as danças étnicas vindo, depois, a aplicá-las nos seus bailados estreados nos Teatros Imperiais. As grandes obras deste coreógrafo francês, sobretudo as gizadas em cima das emblemáticas partituras de Tchaikovski, contêm diversas danças de carácter, designadamente “O Lago dos Cisnes” cujo terceiro acto é, basicamente, um longa série de danças étnicas estilizadas. Depois da revolução na Rússia, em 1917, muitos dos seus artistas emigraram para França e instalaram-se em Paris, trabalhando para os cabarets da época ou abrindo escolas de dança na capital francesa.
Assim, entre os anos 20 e 60, a dança de carácter foi uma das mais populares em França, tornando-se, posteriormente, numa realidade bem conhecida por toda a Europa.
As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam um,a das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica (nomenclatura) e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica académica. Para tanto, percorreram um longo caminho.
Danças folclóricas
As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e lagos. As danças folclóricas evoluíram de várias maneiras a partir de antigos rituais mágicos e religiosos. O folclore é definido como um conjunto de mitos, lendas, danças, musicas, entre outros.