O ballet é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e atuação.
É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o ballet romântico ou “Ballet Blanc”, que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando o trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos.
Atualmente existem várias outras modalidades de ballet, entre eles ballet expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
Os princípios básicos do ballet são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
O ballet clássico é uma atividade física que, além de servir como base para as mais diversas danças, propicia a conscientização corporal, evitando assim os vícios posturais ou problemas causados pelo sedentarismo.
O curso se destina a crianças – partir de 4 anos de idade – adolescentes e adultos que poderão beneficiar-se com: